É incontornável, quando se mistura uma ideia inovadora dentro dos videojogos com o tratamento de animais virtuais, geralmente a ideia parece ter um resultado fenomenal. Existem vários casos de sucesso tal como o Tamagotchi, Petz e mais recentemente Nintendogs, jogos estes que parecem atingir um dos sentimentos mais profundos do ser humano, o carinho. Este género de jogos vieram também dar a oportunidade a qualquer um, mas mais propriamente às crianças, de tomarem conta de um animal virtual, caso exista algum género de barreira que os impeça de tomar conta de um animal verdadeiro. Com o novo detector de movimentos da Xbox 360, o Kinect, a Microsoft decidiu apostar num jogo dentro deste género, e assim surgiu o Kinectimals, um jogo que te irá dar a oportunidade de tomar conta de um felino selvagem, e para além de tomarem conta dele, vão participar numa grande aventura.
No mundo de Kinectimals, vamos protagonizar um visitante da ilha de Lemuria que é habitada por uma fada-lémure de nome Bumble, e que nos irá guiar para todo o género de actividades existentes em Lemuria. Após sermos apresentados à ilha e à solidão envolvente, vamos ter que escolher um dos seis felinos que vão estar ao nosso dispor, para tomarmos conta. Dos seis felinos que estarão disponíveis, vamos poder escolher entre uma Chita, Tigre, Pantera, Leão até um Leopardo. Existem felinos especiais que podem ser comprados em lojas como Toys R Us e Gamestop que são um Tigre Maltês e uma Chita Rei. Após atribuirmos o nome ao nosso animal escolhido e depois de alguns mimos, vamos poder fazer o que nos interessa, e podem escolher entre percorrer a aventura que nos foi preparada ou então encher o nosso animal de mimos.
No início do jogo vamos ter apenas uma zona da ilha e um numero limitado de brinquedos para brincar com o nosso felino, como uma bola de ténis, carro telecomandado e afins, e com o decorrer da aventura principal vamos poder desbloquear novos brinquedos e zonas. Para além das simples brincadeiras vamos ter todo o género de actividades que podemos fazer com o nosso felino, desde um percurso de obstáculos, jogos parecidos a tiro ao alvo, salto à corda até a percorrer circuitos com o carro telecomandado. Dentro do modo de aventura da ilha, o nosso animal vai ser fundamental na progressão, como no descobrimento de tesouros escondidos na ilha. Apesar de alguns destes jogos poderem tirar bom partido do periférico, possuem também uma mecânica pouco trabalhada, criando por vezes alguns momentos estranhos.
A apresentação em Kinectimals é o ponto que irá derreter por completo o coração de qualquer jogador. Com um grafismo muito colorido, vivo e expressivo, é impossível não parar para olhar para o cenário envolvente com um sorriso. Os animais possuem um grande carisma e vida, estando estes com uma expressividade muito boa, ronronando constantemente e com uma energia infindável, correndo desenfreadamente pelo cenário fora. O animal irá também responder de uma forma divertida e sincera a certas acções como a simples festas, ou ainda mais atraente, a reacção deste quando negamos uma brincadeira pedida pelo animal. Certos efeitos gráficos como uma lambidela ou um espirro do nosso felino estão simples mas muito bem conseguidos. Na sonoplastia, podem contar com uma banda sonora rica e que encaixa muito bem nos ambientes encontrados, e pouca actuação de voz, mas a que existe está bem executada.
A compatibilidade com o aparelho Kinect está bastante trabalhada, mas certos exercícios podiam estar mais polidos como o simples arremessar de uma bola. O jogo faz bom uso do periférico, juntando um pouco de inovação ao que já foi visto deste jogo, bem como misturando certos movimentos para tornar a experiência mais interessante. Certas acções podem gerar momentos de frustração como a simples detecção de um código que se encontra nos peluches das edições especiais de Kinectimals, até à detecção de certos truques que iremos ensinar ao nosso animal. Vão ter ao vosso dispor acções charmosas como usar as duas mãos para fazer festas ao felino, enquanto este reage de uma forma real completamente deliciado, até a brincadeiras como atirar um disco. A mudança de zona na ilha pode ser um pouco constrangedora, porque acontece algumas vezes, e o jogador não consegue agir activamente neste feito, ficando simplesmente a olhar enquanto somos transportados.
Kinectimals é sem dúvida um jogo mais aconselhável aos jogadores mais novos, mas que irá de certeza roubar expressões positivas em todos os habitantes do lar. Pode possuir uma mecânica um pouco repetitiva, mas é sem dúvida um bom ponto de começo por parte da Microsoft e um conceito com bom potencial no futuro.